sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bem vindo ao Mundo dos Marcadores!

Resolvi que era hora de começar a falar sobre os materiais que mais gostamos de usar, até mesmo para poder colaborar com quem tá querendo informações e também trocar muitas ideias com quem sabe mais que nós sobre esses e outros materiais, possibilidades de uso, técnicas etc etc etc...

Para começar... Marcadores!

Marcadores ou "Markers" - canetas permanentes profissionais

Os marcadores ou "markers" são canetas permanentes de uso profissional. São canetinhas mais "bacanas" que são usadas em ilustrações, desenhos artísticos, páginas de scrapbook e outros usos que a imaginação permitir...
Existem inúmeros tipos, marcas, cores, modelos, preços etc etc... é um mundo totalmente fascinante e que estou, pouco a pouco descobrindo.

Há marcadores com pontas arredondadas (que em algumas marcas, chamam de modelos "Soft"), alguns com pontas quadradas, outros com pontas chanfradas (que são os que eu uso), e ainda alguns em forma de pincel. Sem falar que as espessuras são diversas: encontramos marcadores super grossos (como alguns que achei da Prismacolor) e uns finíssimos, de ponta 0,05 (a marca, se não estiver enganada, era Tombow).

Mas aí você pergunta: e por qual começar?
Bom, eu não sou especialista em marcadores, mas sim aprendiz. E o que posso contar é a minha experiência com eles.
Eu comecei com marcadores de ponta chanfrada da Magic Color. Não entendia nada de marcador (ainda entendo pouco.. hihihi), mas tinha muita curiosidade em experimentar, ver como que era... e digo que foi amor à primeira vista: gamei!
Comprei os da Magic Color - série ouro. Não sabia que existiam duas séries, mas pelo o que pesquisei, a série ouro é melhor, pois as cores são mais interessantes, a fixação no papel é melhor, mais "profissional". Já a série branca / soft da Magic Color, pelo o que me disseram é mais estilo "escolar". E, sinceramente, a diferença de preço não compensa... cerca de 6 ou 7 reais de diferença na caixa!

Meus Marcadores da Magic Color em porta caneta que eu mesma criei!

Gostei tanto deles que, fazendo as contas aqui, já comprei 5 caixas da série convencional (com 12 cada), mais uma caixinha da série de Cinzas (sim, eles tem uma caixa só com tons de cinza, muito útil!!), um marcador extra cor pele (porque é o marcador que mais uso!) e um marcador do tipo "pen brush" na cor branca, que é um marcador todo especial pois tem a ponta em forma de um delicado pincel.

Eu adoro trabalhar com esses marcadores! Já fiz vários desenhos legais com eles... o andamento de um deles está aí:

Andamento de ilustração que fiz usando marcadores

Mas apesar de amar esses marcadores, uma coisa que eu acho muito complicada neles é o fato de a cor da tampinha nem sempre ter a ver com a cor do marcador. Isso é uma falha nos marcadores da Magic Color, mas que com o tempo você acostuma e beleza. Mas para quem tá começando e vai pela cor da tampa da caneta para comprar (até porque em muitas lojas você só tem acesso à caixa fechada), é bem complicado. Exemplo: quando comprei minha primeira caixa: uma caneta com tampa azul tinha marcador amarelo, enquanto outra também azul tinha marcador esverdeado. 

Pensando nos amigos que querem iniciar a arte dos marcadores e que não querem cair na armadilha das cores das tampas, fiz uma espécie de gabarito aqui com todas as canetas da Magic Color que eu tenho. Espero que isso ajude vocês!

Clique na imagem para ampliá-la!

Nas embalagens há sempre um papelzinho no fundo da caixa que fala qual tipo de caixa é, quais cores aquele modelo tem. Aí é só comparar com essas cores que mostrei nessa tabela.
Detalhe: essa tabela de cores foi feita em papel sulfite branco. Se você usar outros papéis, de outras cores, as tonalidades dos marcadores no papel com certeza mudarão também.

Bem, por enquanto é isso... em breve falarei das minhas descobertas, ainda no campo das canetas e marcadores...  E espero que esse artigo tenha ajudado vocês, leitores, e que os inspire a fazer arte com esse material... mas já aviso de antemão: marcador é altamente viciante!! (risos)

Beijos, até a próxima!
Juliana

18 comentários:

  1. Estou louca pra comprar uma(sssss) caixas, mas aindei pesquisando e muitos criticaram a Magic Color, com aquele loonnnnnngo papo de que o prismacolor é melhor (mai$ qua$e impo$$ível de comprar, se é que dá pra entender o trocadilho). Seu post deu uma boa esclarecida e parabéns, já que você foi uma das poucas (raríssimas) pessoas que deram sua opinião sobre os marcadores.
    Se tiver mais dicas, pode mandar e com fotinhas também.

    ResponderExcluir
  2. Que bom Lígia, que ajudei de alguma forma!
    Em breve pretendo postar mais artigos a respeito desse e de outros materiais... e conte-nos também a sua experiência com esses marcadores!
    Acho que para começar, é melhor investir nesses mais em conta mas que são bons... para realmente ver se gosta, se você se adapta e também se vale a pena investir em alguns mais carinhos... Abraços!!

    *ahh tem mais fotos de trabalhos meus com marcadores no meu blog e flickr... dá uma espiada!

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Bem, so agora encontrei esse post na net(e o blog também ^^) e gostei muito! Estou querendo saber mais sobre ilustrações e materiais. Ate hoje só uso lápis de cor mesmo, mas tinha lido algo sobre marcadores, mas citaram os da Copic e como a Lígia falou la em cima, muito fora da minha realidade no momento. Não imagina como esse post é esclarecedor e animador! Assim que puder, vou procurar na minha cidade desses marcadores e começar a treinar. Obrigada!!
    Maria Emilia

    ResponderExcluir
  4. Olá Maria Emília! Tudo bem?
    Fico feliz em saber que o post te incentivou a procurar esses marcadores. Não ganho comissão alguma em divulgá-los (ahhaah bem que gostaria! rs...)... mas também sempre quis testar marcador e os da Copic são fora da realidade mesmo...
    Aliás, dizem que marcadores são os materiais mais caros da Arte. Não sei se são os mais caros, mas com certeza um dos mais... então pra começar e conhecer, até pra ver se vc gosta ou não, é melhor começar com esses Magic Color que são bacanas e depois ir, aos poucos, investindo em uns mais caros.
    Comprei uns da prismacolor e um da promarker.. Gostei mto da promarker. Os da prismacolor também são bons, mas acho o cheiro muito forte e enjoativo. Um dia, quem sabe, ainda compro um da Copic. Depois nos conte sua experiência com os Magic Color, tá bem? Abração!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Juliana!
    Pois é. Estou amando esse negócio de blogs, especialmente sobre desenhos, sempre tem algo ótimo pra quem ta começando!
    Quanto aos marcadores, sem dúvida pelo que estive olhando na net, tem preços astronômicos,não duvido que sejam um dos mais caros materiais.
    Mas o melhor é que saber que existem uns mais acessíveis, isso me animou muito! Assim que eu conseguir os meus, venho te contar!
    Mais uma vez obrigada!! Se não se importar, vou continuar olhando mmmto seus blogs, tanto esse quanto o outro. E seja sempre bem vinda la na minha "casa" também ^^
    Abraços!!

    ResponderExcluir
  6. Ahhhh você é muito bem vinda!! Pode olhar todos os blogs!! E se quiser, pode me add no facebook também!
    Deixa te passar os endereços!
    www.facebook.com/julianamotzko

    www.facebook.com/lojavaraldeartes

    Será um prazer! Abraços!! E boas Artes!

    ResponderExcluir
  7. Olá! encontrei seu blog enquanto procurava sobre os marcadores da Magic...muito útil esse post!
    Já virei fã do blog hahaha :D
    Enfim, eu gostaria de saber se o cheiro do marcador da magic é forte
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Oi Vitória! Que bom que o post te ajudou!! :) Fico mto feliz!
    Sobre o cheiro,não acho forte não. Tem um pouco de cheiro de álcool.. mas nada forte. Já uns profissionais, da Prismacolor, me fizeram estranhar muito especialmente o cheiro... o cheiro da Prismacolor é bem fortinho e enjoativo... quem é alérgico sofre um pouco... mas acostuma depois.
    Boa sorte!! Depois me conte sua experiência com os marcadores! bjs

    ResponderExcluir
  9. Oi Juliana.

    Fiquei muito contente de ter encontrado esse seu post. Há algum tempo tenho curiosidade sobre marcadores. Sempre vejo ótimos resultados das mãos de artistas fantásticos com o uso de marcadores e sempre quis ver como era e o quão diferente seria de uma hidrocor comum.

    Outro dia pude experimentar alguns Prismacolor e Copics na casa de um amigo, e como imaginava, também me encantei!

    Fiquei na cabeça de investir em um estojo da Sakura com Brush Pens coloridos, mas como é produto importado sai caro pra caramba!

    Acabei achando no site da ArtCamargo esses da Magic Color, mas creio que por ser produto nacional, tem pouquíssima informação a respeito, principalmente vídeos (sempre gosto de ver as pessoas utilizando os materiais em vídeo antes de comprar. Acho útil).

    Veio muito a calhar sua informação sobre a série ouro versus a série branca, mas gostaria também te perguntar se por acaso você já experimentou a série de Brush Pens da Magic-Color, pois é essa que estou cotando adquirir.

    Obrigada por compartilhar o conhecimento!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigada! Isso ajudou bastante. O problema é que na minha querida cidade não tem marcadores, a não ser os de texto! Olha que maravilha... ¬¬

    Mas, sinceramente eu tenho muita vontade de comprar... Então provavelmente quando eu tiver um pouco mais de dinheiro, eu compre pela internet... Já acessou o site Fruto de Arte? http://www.frutodearte.com.br/distinction.php Lá tem para vender, além de ter vários outros materiais... Então, novamente, muito obrigada :)

    ResponderExcluir
  11. Voçê indica alguma jeito para pintar? qual papel é melhor?
    Comprei uma agr e quero usar do jeito certo!
    Desde já obrigada!!

    ResponderExcluir
  12. Muito util o post. Estou justamente pesquisando para comprar meus primeiros marcadores.

    Obrigado
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Show... tava em dúvida de qual marca comprar e quais cores, mas pelo oq meu professor falou e pelo oq vc postou aqui ja me decidi.

    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  14. Que bom gente que o post está sendo útil!
    Se quiserem acompanhar também dicas sobre outro material, lápis de cor, acessem meu outro blog tb http://blog.julianamotzko.com.br

    ResponderExcluir
  15. Olá Juliana, preciso falar com vc sobre a magic color e vi que o post foi de 2011. Queria e preciso saber urgente (depois explico o motivo) se suas pinturas com a magic desbotaram depois de alguns anos.
    SE puder me mandar um email eu iria agradecer DEMAAAAAAAAAAAAAAAIS MESMO! É robertasimoesvargas22@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Juliana, td bem? Gostaria de saber se esses markers da Magic Color também se misturam misturam (as cores), como os Prismacolors, dando aquele efeito de degradê ou algo parecido.
    Parabens pelo post.
    Beto

    ResponderExcluir
  17. Olá Beto! Que bom que gostou do post!
    Olha, pra ser sincera nunca testei com água, mas não sei se eles se misturam não. Não boto muita fé não... mas... só testando né? Boas artes!!

    ResponderExcluir
  18. Em papel sulfite serve? To pesquisando pra comprar. Obrigado

    ResponderExcluir